Inovação para seu restaurante

Inovação

Há algum tempo (16 anos) atendo o segmento alimentício. E nesse período tenho acompanhado e desenvolvido muitas soluções para nossos clientes.

Mas ultimamente parece que todo foco esta voltado para trazer algum benefício para o consumidor. Muitas vezes em detrimento ao empresário.

Claro que muitos APP’s  (aplicativos ou softwares) trazem agilidade também para o empresário.

Vou citar e explicar alguns:

App de pedidos on-line: Nada mais é que uma praça de alimentação virtual onde o cliente pode escolher entre dezenas de restaurantes e efetuar o seu pedido. O restaurante recebe uma notificação em seu sistema e efetua a entrega.

Obs. O restaurante paga um percentual do valor do pedido para o aplicativo.

Caso ele queira aparecer na frente de seus concorrentes ele deverá pagar uma quantia para isso, ou um percentual maior sobre suas vendas.

App de pedidos próprio: O restaurante tem um app próprio. Nesse caso ele tem que desenvolver um exclusivo.

App para reserva de mesas: Nas grandes cidades ou em restaurantes que possuam muito movimento, existem app’s que efetuam a reserva para o cliente. Geralmente o restaurante paga um valor fixo por reserva efetuada.

App para reserva de mesa em horários de pouco movimento: O restaurante estipula o horário que tem menos movimento e ele da um desconto para atrair clientes nesses horários. Geralmente o restaurante paga um valor fixo por reserva efetuada.

App Cash back e promoções: O estabelecimento oferece um produto com um percentual de desconto para atrair novos clientes para seu estabelecimento. Uma parte desse valor vai para o cliente em forma de crédito que poderá ser utilizado também em outros estabelecimentos.

App para o cliente efetuar o pedido diretamente na mesa: Com essa opção o cliente tem o cardápio em seu próprio celular, podendo efetuar o pedido diretamente do seu smartphone. Outra opção é o estabelecimento colocar um tablet em cada mesa para o cliente efetuar o seu pedido. Agilizando assim o pedido, sem precisar esperar o garçom tirar o pedido.

App para o garçom tirar o pedido: O garçom lança diretamente o pedido via smartphone ou tablet. O sistema rercebe o pedido e já faz a impressão na cozinha ou bar.

App de AutoAtendimento: Com essa opção o cliente chega no estabelecimento e faz o seu pedido diretamente no equipamento. Podendo inclusive já efetuar o pagamento. Veja mais sobre autoatendimento.

App fidelização: Em cada compra o cliente armazena “pontos” e de acordo com a sua pontuação ele tem um descontos ou brindes.

Wi-fi Inteligente: O cliente chega no estabelecimento e a primeira coisa que ele pergunta é a senha do wi-fi. Com esse equipamento “inteligente” o cliente faz um cadastro para que seja liberado a internet. Com esse cadastro o estabelecimento pode enviar promoções diretamente para o celular do cliente ou para seu e-mail. Além de saber e monitorar a quantidade de vezes que o cliente foi até o seu restaurante. É uma troca. Você me fornece seus dados e eu te forneco a internet.

Uma outra modalidade com outros recursos é o wi-fi com check in. O cliente  compartilha nas redes sociais que esta nesse momento no seu estabelecimento.

Home-page: Mais antigo, porém ainda utilizado. São os pedidos que os cliente podem fazer diretamente na página www do estabelecimento.

Entregas por robôs: Temos vistos nos EUA que algumas empresas já estão começando a fazer entregas de delivery com robôs ou drônes.

Botão entrega rápida: Cliente recebe um botão eletrônico em sua casa. Ele cadastra o produto previamente que quer receber. Quando pressionar o botão o estabelecimento recebe o pedido e efetua a entrega.

Ufa acho que é isso. Vimos que hoje em dia temos opções dos mais diversos tipos e soluções para tentar atrair e fidelizar o cliente para nosso restaurante. O que precisamos identificar é até que ponto isso é relevante para nosso estabelecimento e para o cliente. Fazer por fazer ou porque o concorrente esta fazendo pode não representar aumento de caixa.

Sabemos que investir em tecnologia é fundamental para o crescimento e que muitas dessas inovações em breve não existirão mais. E muitas outras já estão sendo pensadas e desenvolvidas. Saindo do forno em breve.

Henrique Godoi é proprietário da empresa Enter&Plug Sistemas que desenvolve soluções para bares, restaurantes e lanchonetes.

www.menu.enterplug.com.br

Restaurante filipino oferece refeições aos pés de cachoeira
Localizado no Escudero Villa Resort, nas Filipinas, O Labassin Waterfall é um restaurante que permite que os clientes façam refeições aos pés de uma cachoeira. Desse modo, as mesas são posicionadas estrategicamente para que as pessoas possam comer o mais próximo da queda d’água com os pés descalços. Veja essa matéria completa aqui. 

Recommended Posts